O novo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, fez um discurso acertado ao afirmar que as embaixadas do Brasil serão postos de promoção das exportações brasileiras. A análise é do comentarista do Canal Rural Benedito Rosa. Em discurso durante posse nesta quarta-feira, dia 2, Araújo disse que o Itamaraty vai trabalhar junto ao setor produtivo brasileiro.
“O Itamaraty terá a partir de agora, um perfil mais elevado, mais engajado, que jamais teve, em função do agronegócio, do comércio, avançando ombro à ombro com os outros ministérios”, falou em discurso.
Benedito Rosa explica que historicamente a pasta tem tradição de distanciamento do povo e da economia do Brasil, mas as mudanças devem beneficiar o agronegócio.
Economia
Rosa avalia com bons olhos a política de privatização e concessões da equipe econômica de Bolsonaro. Segundo ele, o ministro da Economia, Paulo Guedes, dificilmente irá conseguir reduzir a carga tributária para 20%, quando ressaltou que este seria o patamar ideal para países emergentes. “Mas acredito que ele vai conseguir pelo menos diminuir dos atuais 36%, isso é bom para a economia, com simplificação, e para o agronegócio em geral”, disse.