Com a quarentena que já completa mais de 20 dias em alguns estados, bares e restaurantes continuam fechados e, como consequência, o consumo interno de proteína animal no país diminuiu. Para o alívio dos pecuaristas, as exportações de carne bovina estão em um bom ritmo.
Em Mato Grosso, um dos principais estados produtores de carne bovina, foi registrado um aumento nas exportações em março. Segundo a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), o volume embarcado no mês passado foi 13,5% maior quando comparado a fevereiro.
“Nós estivermos, naturalmente, nesse período da crise do coronavírus, um arrefecimento aqui no mercado interno. Porém, as exportações estão seguindo uma crescente, o que tem assegurado uma firmeza para o nosso mercado do boi em Mato Grosso do Sul”, afirmou José Pádua, gerente técnico da Famasul.
Ainda de acordo com a entidade, a projeção é que o Brasil continue com um bom volume nas embarcações em abril, não só para a China, mas também para outros países.
“A expectativa é de seguir firme com as exportações, assim como foi em 2019. Nós esperamos que esse ano com a volta da China ao normal e também com outros mercados que o Brasil possa abrir, continuemos firme”.
Quanto ao mercado interno, segundo Pádua, a expectativa é que quando essa crise passar, a população volte a consumir normalmente. “Apesar do momento complicado, nós estamos com uma expectativa de que as coisas voltem logo ao normal”, finalizou.