A umidade da Amazônia continua concentrada na faixa norte do Brasil, aliada a uma frente fria que está estacionada na costa do Nordeste. Por conta desses fenômenos, boa parte do interior nordestino vem recebendo chuva considerável, que supera os três dígitos em alguns pontos.
É o caso de Parnaíba (PI), que recebeu 185 milímetros nas últimas 24 horas. “Corresponde a 37 vezes a média histórica para a época do ano”, diz a meteorologista Desirée Brandt, da Somar.
Até o fim desta semana, estão previstos até 50 milímetros de chuva no interior da Bahia e em áreas do Tocantins, Maranhão, Piauí e Pará, além de no Espírito Santo.
Pode não vir chuva para grande do Sudeste e para a região Sul nesta semana, mas não está descartado o risco de granizo, como aconteceu na região metropolitana de Curitiba (PR) nesta quarta-feira, 4. As áreas de risco são: leste do Pará, sul de São Paulo, sul de Minas Gerais e Zona da Mata. Fica o alerta para os produtores de café dessas regiões.
Os produtores do Centro-Sul que aguardam por chuva não devem ter dias muito animadores por enquanto, já que as precipitações retornam apenas na semana que vem e ainda de forma mal distribuída.