No município de Passos, em Minas Gerais, o produtor rural Jugalcy Gonçalves relata que a lavoura de café não deve produzir no próximo ano, por conta da falta de chuva que atingiu os cafezais em 2020.
“As lavouras tinham tudo para dar muito café na próxima safra, mas o sol castigou a plantação. Parece que fogo atingiu, mas não foi. Mesmo que as chuvas voltem, não será suficiente para recuperar as perdas. A expectativa é de que a safra seja zerada por aqui, infelizmente”, lamenta o produtor.
De acordo com a Somar Meteorologia, nos próximos cinco dias, áreas produtoras de Mogiana Paulista e do sul de Minas Gerais devem receber até 70 milímetros de chuva. Lavouras do norte do Paraná também devem registrar chuvas, com até 30 mm.
“Já nos dias 3 a 7 de janeiro, a chuva continua concentrada no Sudeste do país, com previsão de até 50 mm em áreas produtoras de café em Minas Gerais, 30 mm em São Paulo e 15 mm no Paraná”, pontua Desirée Brandt, meteorologista da Somar.
Previsão de chuva no próximo mês
Em Alpinópolis (MG), nos próximos 30 dias, a chuva segue persistente e com bons acumulados. A expectativa é que até o fim de janeiro, a cidade registre cerca de 450 mm. Já em Passos, também em Minas Gerais, a previsão do tempo alerta para acumulados de 408 mm.