Agricultura

Nutrição balanceada dos solos melhora resultados das lavouras, aponta Mosaic

Os fertilizantes recuperam solos degradados através de tecnologias que transmitem o balanço nutricional adequado restaurando a cobertura vegetal

A tecnologia presente nos fertilizantes são capazes de desenvolver novas soluções e produtos para que os recursos sejam utilizados de forma cada vez mais eficientes nas lavouras.

Para a gerente técnica de produtos da Mosaic Fertilizantes Maria Luisa Aguiar, além de uma boa escolha da cultivar, o produtor deve se atentar em nutrir adequadamente o solo para receber as sementes. “Precisa-se levar em consideração a semente e a tecnologia que será utilizada para alcançar o ponto produtivo e melhorar a produtividade da lavoura. No entanto, não adianta investir em tecnologia se não houver um solo bem nutrido para que essa semente cresça com vigor”, explica.

Maria ainda recomenda nutrir o solo adequadamente para a lavoura resistir as adversidades climáticas. “É necessário pensar com carinho o que ele está colocando na terra para que sua lavoura cresça. Além disso, pensar também nas condições climáticas, que muitas vezes podem trazer seca ou excesso de chuva, mas se a lavoura estiver bem nutrida, conseguirá resistir às instabilidades do clima”, pontua.

“O mais importante é pensar que se a planta está bem nutrida e ela conseguir atingir o melhor resultado produtivo, então a produtividade consequentemente vai aumentar naquela mesma área, isso reduz a pressão por aumento de área e aumenta os resultados com a mesma quantidade de terra”, diz a gerente técnica.

Além disso, Aguiar ainda ressalta a capacidade de recuperação de solos degradados com o uso de fertilizantes. “Os fertilizantes auxiliam na recuperação de solos degradados através de tecnologias que transmitem para o solo o balanço nutricional adequado restaurando a cobertura vegetal, fazendo a plantação se desenvolver rapidamente com vigor e maior fixação no solo. Esse tipo de tecnologia é como um complexo vitamínico que aumenta a quantidade de nutrientes em um mesmo produto”, conclui.