Diversos

Meteorologia: ‘nuvem rolo’ chama atenção em Santa Catarina; entenda o fenômeno

Fenômeno que geralmente é raro, tem acontecido com mais frequência em vários pontos do Brasil, segundo meteorologista

A formação de uma ‘nuvem rolo’ chamou a atenção de moradores de Criciúma, em Santa Catarina. Em um vídeo, o morador registra o momento em que uma extensa nuvem toma conta da paisagem. Segundo Desiree Brandt, da Somar Meteorologia, o fenômeno tem acontecido com alguma frequência em algumas regiões do país.

De acordo com Desiree, a ‘nuvem rolo’, que também é conhecida como nuvem arcos, se forma de maneira horizontal, diferente das nuvens comuns, que são formadas na vertical. “A nuvem rolo costuma se formar ao longo da borda de uma tempestade ou de uma borda de uma massa de ar polar, por isso ela surge na horizontal. Ela tem esse formato de rolo por causa da diferença da velocidade e direção dos ventos em diferentes níveis de altitude. A nuvem fica a uma altura do solo de 1km a 2 km, mas sua extensão pode chegar a 1.000 km”, explica.

Apesar do formato diferente, a nuvem não provoca grandes alterações no clima. “Esse não é um fenômeno costuma trazer chuvas, pode ocasionar alguns ventos, mas sem rajadas ou até mesmo ventanias”, finaliza a meteorologista.