A chuva continua concentrada no Nordeste e em parte da região Norte do país. Em Buriticupu (MA) choveu 105 milímetros, o que representa 40% mais do que a média de precipitação que o município recebe em novembro. Em Dom Eliseu (PA), choveu 180 milímetros, o dobro da média histórica.
Porém, de acordo com a previsão do tempo, esse cenário está com os dias contados. A tendência é que, ao longo da semana que vem, passe a chover no Centro-Sul. A meteorologista Desirée Brandt, da Somar, alerta que, no entanto, ainda não será o suficiente para reverter o déficit hídrico enfrentado por produtores de alguns estados.
No sábado, 7, a precipitação continua concentrada entre o litoral da Bahia e a região Norte, sendo que muitos municípios do Centro-Sul registrarão temperaturas de até 30 ºC. No domingo, 8, a chuva já diminui no Matopiba, e a faixa leste do Sul brasileiro pode ter pancadas.
É na segunda-feira, 9, que a situação começa a mudar: deve chover de 15 e 25 milímetros, desde o Rio Grande do Sul até o sul de São Paulo. Na terça-feira, 10, a precipitação ganha força entre Mato Grosso do Sul e o interior Paulista, passando por parte de Goiás.
Mas o Sul só deve registrar chuva mais volumosa após o dia 17 de novembro, quando as precipitações se espalham mais pelo Brasil. Mato Grosso também vai registrar bons volumes.