Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Pancadas de chuva seguem irregulares no Brasil central; veja previsão do tempo

Condições das lavouras de Mato Grosso do Sul pioram por conta da estiagem, mas há condições para temporais nos próximo dias

As condições das lavouras de soja em Mato Grosso do Sul registraram piora, de acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Famasul). O percentual de plantações em boas condições diminuiu em mais de 3 pontos percentuais e as lavouras em situação regular aumentaram de 3,1% para 7%.

Na maior parte do estado, a oleaginosa está em fase de maturação, perto do período da colheita. Nos próximos dias, as chuvas são mais irregulares, mas também há condições de temporais no Centro-Oeste, inclusive em Mato Grosso do Sul.

Alerta para temporais

chuva forte e temporais - previsão do tempo para hoje - minas gerais
Foto: Unsplash

O alerta máximo dos temporais vai para o Sudeste. Há muitas áreas de instabilidade com baixa pressão em baixos níveis, circulação de ventos em altos níveis e entrada de umidade do oceano. Isso tudo, gera nuvens muito intensas, chuvas extremamente fortes, com temporais e ventos de moderada intensidade na região.

A chuva será bastante volumosa, de 30 a 60 milímetros em um dia, em áreas da faixa leste de São Paulo, Vale do Paraíba, sul e leste de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e serra fluminense. Há alto potencial para alagamentos e transtornos nessas áreas.

Chuva forte e muito volumosa também deve atingir o Piauí e o Maranhão, por conta da Zona de Convergência Intertropical. Um vórtice ciclônico em vários níveis fortalece a chuva, temporais e risco de granizo no Amazonas.

O tempo fica aberto e muito quente no Rio Grande do Sul, com máxima de quase 40 °C.

Chuva nos próximos dias

Até a próxima segunda-feira (23), há muita água para cair, especialmente em áreas do centro-norte do país, com risco de temporais em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Amazonas e Maranhão, entre outros.

No domingo (22), as tempestades chegam ao Espírito Santo, Santa Catarina, litoral do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná.

Até a próxima terça (24), são esperados acumulados de mais de 70 milímetros em média no Matopiba, centro-sul de Minas Gerais, centro-leste do Pará e nordeste e sudoeste do Amazonas, incluindo Manaus.

___________________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile