Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rio Grande do Sul

PIB do RS sobe no 3º trimestre de 2022

Alta, no entanto, é menor se comparada ao mesmo período do ano anterior

No Rio Grande do Sul, destaque para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2022. Mesmo com o avanço da agropecuária acima de 40% no período, a alta ainda é menor do que os números registrados no mesmo período de 2021. Isso por causa da estiagem que segue impactando a economia gaúcha.

+ Estiagem: 34 municípios estão em situação de emergência no Rio Grande do Sul

Levantamento feito pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE-RS)mostra que de julho a setembro do ano passado, as riquezas do Rio Grande do Sul cresceram 1,3%. Contudo, houve recuo de 2,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse resultado tem bastante influência da agropecuária, que responde por um terço das riquezas geradas no estado e que avançou 41,8%. Enquanto isso, setores como indústria e serviços cresceram na casa de 1%.

“O terceiro tri é diferente dos outros. Primeiro porque a estiagem no Rio Grande do Sul se concentra nos meses de verão e impacta o primeiro e segundo trimestres, pegando as culturas de soja, milho e fumo, que são as mais impactadas”, afirma o chefe da divisão de análise econômica do DEE-RS, Martinho Lazzari.

“É normal que em um ano de seca o terceiro trimestre venha com crescimento porque é um trimestre já com ausência dos efeitos da falta de chuva comparado com o segundo que é o período mais importante onde se colhe a soja no estado e que o impacto da estiagem é muito grande”, prosseguiu o profissional do DEE-RS.

Queda do PIB gaúcho até setembro

Banco Mundial, pib
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Na parcial do ano passado, de janeiro a setembro de 2022, o Rio Grande do Sul teve queda de 6,6% no PIB. No mesmo período, a economia do país teve alta de 3,2%. A agropecuária gaucha teve baixa de mais de 50% na soma desses nove meses.

No começo de ciclo da safra 2022/23, conforme o Canal Rural RS vem acompanhando, é a terceira safra com impactos de estiagem. Além do milho, alguns produtores de soja estão encontrando dificuldade no semeio, na germinação e no desenvolvimento da cultura.

“A gente espera uma melhora, uma compensação no quarto trimestre, pela colheita do trigo que está com aumento de produção e deve ajudar. Assim, a queda que até setembro é de 6,6% provavelmente diminua no fechamento do ano, mas ainda vai ser bastante negativa a variação do PIB do estado em 2022”, estima Lazzari.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile