O município de Capinópolis, em Minas Gerais, sediará a cerimônia oficial da Abertura Nacional do Plantio da Soja 2020/2021, em 24 de setembro. De acordo com Desirée Brandt, meteorologista da Somar, o tempo deve ficar firme até lá, sem chuvas que possam melhorar os índices de umidade do solo.
“A expectativa é de tempo firme para grande parte do Sudeste. A frente fria, que provocou chuva e queda na temperatura, já se afastou para alto mar. Até choveu acima da média em algumas localidades, mas só aumentou a umidade em áreas mais próximas ao Paraná e no sul de Minas Gerais”, diz.
Na virada de agosto para setembro, pode chover em Minas Gerais, mas com baixos acumulados e de forma localizada no leste do estado, segundo Desirée. “Setembro será seco, com chuva abaixo da média”, afirma.
- Soja: Brasil deve produzir 155 milhões de toneladas em 2030, prevê Rabobank
- Para consultoria, produção de soja dos EUA será menor que previsto pelo USDA
Já outubro terá chuvas até acima da média. Porém, a meteorologista explica que as precipitações não devem ser distribuídas ao longo do mês, concentrando-se mais na segunda quinzena, quando devem configurar uma invernada, com mais de 120 milímetros na região de Capinópolis.