O plantio de trigo no Rio Grande do Sul atingiu 75% da área prevista. De acordo com Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), as lavouras implantadas estão em situação de emergência e desenvolvimento vegetativo inicial, com bom estande de plantas e boa sanidade. Na região de Bagé, a perspectiva é de expansão de cerca de 25% da área de trigo em relação ao ano anterior, atingindo em torno de 103 mil hectares em 2021.
O diretor técnico da Emater-RS Alencar Rugeri, conta que as lavouras de trigo estão em expansão, com uma área plantada maior que as safras anteriores. “Vamos ter um incremento na ordem de 1,1 milhão de hectares, enquanto no ano anterior a área plantada chegou a 953 mil hectares em relação ao trigo e as demais culturas de inverno”.
Rugeri ainda três ações para obter sucesso sucesso com a cultura de inverno, a boa gestão, profissionalismo e planejamento. “Aqueles produtores que têm trabalhado com essa metodologia tem plantado mais áreas, isso não é só no trigo, mas para também para aveia, cevada e canola. A atividade de inverno no estado teve um incremento quando comparado aos anos anteriores. Isso também é reflexo de boas safras de soja no estado, preços bons, que permite que o produtor faça gestão econômica da atividade”, explica.