O valor da saca de arroz atingiu R$ 54,18 de acordo com o índice Esalq/Senar-RS, segundo a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Fedearroz). Esta é a primeira vez em 4 anos que o preço do grão supera o custo de produção.
De acordo com o presidente da entidade, Alexandre Velho, essa mudança ocorreu por conta da necessidade do consumidor buscar mais alimentos durante a pandemia do coronavírus, que levou muita gente a estocar o produto em casa. “O preço do arroz aumentou em função de mudança de atitude do consumidor no varejo que agora busca produtos da cesta básica, para ter um estoque casa em função da necessidade de isolamento”
Alexandre diz que essa valorização do produtor se deve a uma conjuntura mundial, com países diminuindo a exportação de produtos para garantir a segurança alimentar. “O cenário para quem produz tem preços um pouco melhores hoje, porém, o arroz vem dando prejuízo ao produtor nos últimos anos em função de vendas abaixo do custo de produção”, finalizou o presidente da Fedearroz