O ano de 2023 deverá ser marcado pela estabilização do preço pago pelo frete do escoamento da produção agrícola brasileira. Isso é o que avalia o superintendente de logística operacional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thomé Guth.
+ Ano começa com aumento dos preços da gasolina e do etanol
Em entrevista ao Canal Rural, o executivo reforçou que um fator que pode alterar — tanto para mais quanto para menos — o valor final do frete é o preço do combustível. No momento, a partir da projeção de estabilidade, ele acredita que, por exemplo, o frete entre Sorriso (MT) e o porto de Santos (SP) deve ficar na casa dos R$ 400,00.
Ao participar do telejornal ‘Mercado & Companhia’, Guth também destacou a questão da logística em relação ao agronegócio brasileiro. Ele citou que, com recentes investimentos em estradas, os portos do arco norte podem ampliar participação para o escoamento do que é produzido no Centro-Oeste — não ficando a rota restrita aos portos do Sudeste.
Thomé Guth, da Conab, conversou por mais de nove minutos com a jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva. A íntegra da entrevista está disponível no vídeo acima.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.