Na sexta-feira, 27, o tempo permanece seco em grande parte de Goiás, leste do Mato Grosso, Tocantins, norte de Minas e Sertão nordestino, com temperaturas altas e baixos índices de umidade relativa do ar. A frente fria se desloca pelo oceano, mas ainda influencia o tempo entre o Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, Triângulo e sul de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Paraná e norte de Santa Catarina.
De acordo com a Somar Meteorologia, em grande parte dessas áreas o sol aparece entre nuvens e pode chover a qualquer hora; entre o extremo norte de Santa Catarina, leste do Paraná e faixa litorânea e leste de São Paulo o céu fica fechado e com chuva volumosa. Esta umidade é muito bem-vinda para as lavouras de trigo no Sul e já auxilia na umidade do solo para o plantio da próxima safra.
“Este ano, embora a chuva demore para se regularizar, não teremos tantos atrasos quanto no ano passado quando o La Niña já estava vigente”, explica Celso Oliveira meteorologista da Somar.
No sul de Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e oeste de São Paulo a chuva também será intensa. Entre o centro e sul de Santa Catarina e sudoeste do Paraná o sol aparece entre nuvens, mas não há previsão de chuva. No Rio Grande do Sul e no oeste catarinense o sol aparece durante todo o dia com temperaturas baixas, e há previsão de geada na Campanha Gaúcha.
No oeste de Mato Grosso e na região Norte a previsão é de sol e pancadas de chuva, e no litoral do Nordeste a chuva acontece no final do dia, sem grande intensidade.
No fim de semana, o tempo seco e quente continua sobre grande parte do Planalto Central, centro-norte de Minas, sul de Tocantins e Sertão nordestino, onde as temperaturas ficam elevadas e a umidade relativa do ar cai para menos de 30% no período da tarde. Entre o Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso a tendência é de volta nas pancadas de chuva principalmente a partir de sexta, se prolongando ao longo de todo o final de semana.
A região Norte deve continuar a ter pancadas de chuva com trovoadas, e estas chuvas podem ser mais intensas no Amazonas entre sábado e domingo. Na região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, o tempo deve permanecer firme com elevação gradual nas temperaturas ao longo do final de semana.