A terça-feira, 28, começou com pancadas de chuva em pontos do centro ao norte do Amazonas e oeste e leste do Pará, além do Tocantins, e na metade sul e leste do Maranhão e extremo oeste do Piauí. Nessas áreas, além das chuvas fortes e acompanhadas por raios, causadas pela alta umidade do ar, do calor, mais às circulações dos ventos em altitude e às instabilidades tropicais.
Tudo isso pela influência de um cavado em superfície (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada) e uma área de baixa pressão atmosférica entre a Argentina, o Paraguai e o oeste do Rio Grande do Sul, além disso à atuação de uma frente fria na altura do Uruguai e o Rio Grande do Sul.
Já na maior parte do RS, o dia começou com tempo firme, mas com variação de nebulosidade no centro e leste do estado. Destaque para o temporal de ontem na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), com queda de granizo e rajadas de vento, como em Ribeirão das Neves, que acumulou 67mm de chuva, o que corresponde a 27,6% acima da sua média. Além dos danos causados pelos temporais.
Além disso, a meteorologia alerta para a formação de granizo nos próximos três dias em parte da região Sul do Brasil. Na quinta-feira, 30, o tempo fica bastante carregado e com risco de temporais no RS e oeste de SC. O tempo fica chuvoso também sobre o sul e leste do PR. O tempo segue bastante carregado sobre o estado do PR e leste de SC, com chuva a qualquer hora. Nas demais áreas o sol aparece, entre nuvens e há condições para pancadas de chuva a partir da tarde com raios e trovoadas.