O plantio de grãos nos Estados Unidos mantém o ritmo mais acelerado dos últimos cinco anos. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a semeadura do milho atingiu 88% da área até o domingo, 25, contra 55% no ano passado e 82% na média dos últimos cinco anos. Para a soja, a semeadura estava em 65% da área total prevista até o fim de semana passado. Na mesma época em 2019, o plantio estava em 26% e a média dos últimos cinco anos é de 55%.
A Somar Meteorologia indica que ao contrário da safra passada, os problemas climáticos passam longe do meio-oeste norte-americano. O agrometeorologista Celso Oliveira explica que a previsão é de chuvas de apenas 5 a 10 milímetros para áreas produtoras. “A tendência é que o plantio do milho termine rapidamente. Não vemos nada de significativo de chuvas”, diz.
Ele faz um alerta, no entanto, de que embora o oceano Pacífico esteja em neutralidade climática, o resfriamento das águas está acontecendo de forma rápida.
“Lá em julho, durante a florada e enchimento de grãos, teremos que monitorar uma possível estiagem. Nada generalizado e intenso, mas o clima ainda pode trazer alguns problemas para os Estados Unidos”.