Tempo

Previsão do tempo alerta para primeira onda de frio do outono; veja se terá geada

Além disso, segundo a Somar Meteorologia, as chuvas ficar acima do esperado em praticamente todo o país, confira

As temperaturas mínimas podem atingir entre 6 °C e 9 °C em áreas do interior da região Sul no mês de abril. Isso deve ocorrer em áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina; municípios voltados à produção agrícola devem registrar quedas no termômetros, mas num intervalo um pouco mais alto, de 10 °C a 12 °C. O tempo esfria, mas não o suficiente para causar geadas em regiões produtoras, indica a Somar Meteorologia. 

Uruguaiana (RS) deverá registrar temperaturas mais baixas no início de maio. “Mas mesmo assim,  deve marcar 10 °C; para haver formação de geada é preciso que os termômetros marquem ao menos 3 °C. No primeiro fim de semana de abril, a temperatura em Uruguaiana deve ficar na casa de 11 °C.”, afirma a apresentadora Pryscilla Paiva.

Chapecó (SC) pode registrar mínima de 11 °C no próximo dia 4 de abril. “Ou seja, essa onda de frio aparece, pode diminuir bastante a temperatura na região Sul, mas para as regiões produtoras ainda está longe de registrar geadas”, diz Pryscilla. 

Cascavel (PR), cidade importante na produção de milho segunda safra, também deve registrar temperaturas baixas no primeiro fim de semana de abril. A menor temperatura pode ocorrer no dia 15, onde os termômetros podem marcar mínima de 11 °C, também com poucas possibilidades de geadas.

Já em Dourados (MS), a mínima prevista deve ser mais alta conforme aponta a Somar Meteorologia, atingindo 13 °C.

Chuvas em abril

Segundo a Somar, são esperadas chuvas acima da média no mês de abril em parte do norte de Minas Gerais, Goiás, em parte do Nordeste, Norte e em boa parte do oeste de Mato Grosso.

No Sul, as chuvas também devem ficar acima da média, mas isso não irá reverter o cenário de perdas nas lavouras de soja. Já no Matopiba, as chuvas devem seguir abaixo da média no mês.

Na próxima quinta-feira, 2, uma frente fria pode chegar no Sul do Brasil, provocando tempestades em regiões produtoras de milho segunda safra. Entre 5 e 9 de abril, a chuva pode provocar acumulados de até 40 milímetros também no Sul.