Um bloqueio atmosférico deve impedir que chova na maior parte do Brasil nesta semana, principalmente na área central do país, de acordo com a previsão do tempo. Assim, segundo a meteorologista da Somar Desirée Brandt, as precipitações ficaram restritas ao extremo norte, região Sul e costa do Nordeste.
De acordo com a meteorologista, apesar de começar a semana com tempo firme, novas áreas de instabilidade vão se formar no Sul e já a partir desta terça-feira, 9, há chance de temporais nos três estados da região. A precipitação será volumosa e virá acompanhadas por fortes rajadas de vento, especialmente as primeiras pancadas.
No noroeste do Rio Grande do Sul, por exemplo, pode chover mais de 100 milímetros nos próximos cinco dias (de 9 a 13 de junho). “A chuvarada pode, mais uma vez, diminuir o ritmo de plantio do trigo por conta da frequência e volume das precipitações”, diz Desirée Brandt. No extremo norte, as pancadas devem ser benéficas às pastagens e ao arroz.
Enquanto isso, o tempo firme no Centro-Oeste, Sudeste e interior do Nordeste deve colaborar com a colheita do milho, cana-de-açúcar e café.
A meteorologista salienta que até o dia 23 de junho pouca coisa deve mudar na distribuição de chuvas do país.