- O fim de semana vai começar com o avanço da frente fria pelo Centro-Sul, dando destaque para o potencial de chuva forte e volumosa no Sudeste e Centro-Oeste. É o caso da faixa que vai do Espírito Santo a Mato Grosso do Sul.
- Nessas áreas, são esperados volumes de até 40 mm, além de ventos, trovoadas, raios e eventual queda de granizo.
- O sistema frontal está bem configurado com o suporte de instabilidades no interior do continente, o que pode levar chuva volumosa até áreas de Rondônia e do Acre ao longo do dia.
- Enquanto isso, a chuva mais expressiva continua na faixa norte do país, desde Roraima até o Rio Grande do Norte sob efeito da Zona de Convergência Intertropical, mas desta vez os volumes não devem passar de 30 mm.
- No entanto, há potencial para temporais especialmente no nordeste do Pará e norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará.
- Duas massas de ar seco devem manter o tempo firme em áreas do Brasil neste sábado (15): uma em grande parte do Nordeste e leste do Tocantins, e outra avançando pela metade sul do Rio Grande do Sul, atrás da frente fria.
- O mar vai seguir agitado com ondas acima de 2 metros de altura desde o litoral gaúcho até o litoral do Rio de Janeiro.
- Rajadas de até 50 km/h podem ser registradas também em áreas costeiras, o que pode ser um problema para embarcações e atividades de pesca.
Previsão do tempo para domingo (16)
- A última frente fria mal foi embora e outro sistema já se forma neste domingo na região Sul.
- O dia até pode começar com tempo seco no Rio Grande do Sul, mas a chuva retorna ao estado e em forma de temporais, devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica que até o final do dia dará origem a uma nova frente fria.
- Volumes expressivos podem ser registrados a princípio no sul gaúcho, mas podem avançar para outras áreas ao longo da madrugada de segunda-feira (17).
- Com o suporte de instabilidades no interior do continente que se juntarão a essa frente fria, não se descarta o risco de temporais com ventos, trovoadas, raios e eventual queda de granizo desde o Rio Grande do Sul até o oeste de Mato Grosso do Sul.
- Voltando a falar da última frente fria, que agora está afastada na costa do Sudeste, pancadas de chuva com trovoadas ainda serão registradas ao longo do dia desde o Espírito Santo até o sul de Mato Grosso.
- Enquanto isso, muita chuva está prevista também para o Norte, devido a instabilidades tropicais que podem provocar volumes de 70 a 150 mm no noroeste do Amazonas. Não está descartado o risco para transtornos como enchentes e deslizamentos de terra.
- No Nordeste, os maiores acumulados devem ocorrer nas áreas costeiras entre o Maranhão e o Ceará. Mas será uma chuva menos expressiva comparada à das últimas semanas.
- O tempo firme vai predominar no centro e norte da Bahia, ainda sob efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens de chuva.
___________________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
___________________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.