A Somar Meteorologia indica que a passagem de uma frente fria pelo Sudeste e Centro-Oeste pode causar temporais e ventos fortes entre Goiás e Mato Grosso já na tarde desta terça-feira, 14, e ao longo da quarta, 15. Essa frente fria é a mesma que provocou chuvas em forma de temporais em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. No entanto, as precipitações aconteceram de maneira irregular.
“Em Amambai (MS), por exemplo choveu 75 milímetros, bom para o milho e a cana safrinha. Mas em Piracicaba (SP), por exemplo, a chuva chegou a menos de 5 milímetros”, comenta o agrometeorologista Celso Oliveira.
A Somar afirma ainda que na área que vai da Bahia ao sudeste do Pará, a expectativa ainda é de tempo fechado.
Já na região Sul, após a atuação de uma frente fria e de um ciclone extratropical que causou ventos de até 90 quilômetros por hora e agitação marítima, o tempo volta ficar mais seco.
“Essa condição atrapalhou o embarque de grãos nos portos, que estão com trabalhos a todo vapor, principalmente da soja”, relembra Oliveira.
Porém, a expectativa agora é que a chuva na região diminua de intensidade e o frio volte a ter destaque. Em Caçador (SC), por exemplo, a previsão é de 3 ºC, com riscos de geadas. Apesar disso, áreas produtoras de milho segunda safra e de café do Paraná não serão afetadas pela geada.