A Somar Meteorologia indica que a passagem de uma frente fria no Sul do país entre esta segunda-feira, 4, e a terça, 5, deve trazer ventos fortes, com previsão de rajadas de até 60 quilômetros por hora e também a possibilidade de queda granizo.
De acordo com o meteorologista Willians Bini, áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem ser atingidas pela condição.
Frio e geada
A passagem dessa frente fria no Sul traz também diminuição de temperatura que pode favorecer a formação de geadas. “O importante é ressaltar a intensidade que essa massa de ar frio deve atuar. Com temperaturas chegando abaixo de 3 ºC, há tendência de formação de geada”, explica.
Para esta semana, a expectativa é que as temperaturas fiquem entre 4 °C e 5 ºC, com possibilidade de geadas isoladas. “Não há condição favorável de geada generalizada. Elas devem ser isoladas e sem potencial de extrema temperatura”, comenta.
No entanto, essa queda brusca pode atingir parte das lavouras de cana e milho do Paraná e áreas mais altas dos três estados.