Os preços da soja podem ter um movimento de alta, de acordo com a consultoria ACR Mercosul. Para Matheus Pereira, que é diretor da empresa, o risco climático pode ser um fator de elevação das cotações já que a previsão do tempo nos Estados Unidos, país que já começou o plantio da temporada 2019/2020, é de chuvas constantes.
A Somar Meteorologia ressalta que maio, mês importante para a semeadura da oleaginosa, deve ser chuvoso em partes do cinturão agrícola norte-americano. A expectativa é de precipitação entre 30 milímetros e 50 milímetros Outro ponto de atenção é a previsão de baixas temperaturas. “Podendo nevar em alguns pontos”, diz a meteorologista Desirée Brandt.
Pereira revela que os mapas climáticos são preocupantes para o agricultor dos EUA. “O produtor rural sabe que nos próximos dias vai ter que ser mais agressivo nos trabalhos de campo por todo cinturão agricultura. Se os mapas continuarem com padrão chuva e temperaturas a abaixo da média até começo de junho, aí sim teríamos problemas graves para o plantio norte-americano”, diz.