Temporais já atingem o Rio Grande do Sul e chuvas mais intensas vão avançar para o Norte do Paraná e Oeste de São Paulo nos próximos dias. Segundo a meteorologista Desirée Brandt, nesta quinta foram registradas rajadas de 66 km/h em Quaraí (RS) e de 63 km/h em Teotônia (RS).
Essa variação no tempo faz parte da entrada de um sistema frontal que avança pelo Sul do Brasil. “Nesta sexta, além do Rio Grande do Sul, chuvas expressivas devem ocorrer em Santa Catarina, Paraná, Sul e oeste de Mato Grosso e oeste de São Paulo.
Queda na temperatura
Desirée explica que o primeiro impacto deste sistema frontal trará muita umidade, por isso não são esperadas geadas. “Primeiro vem a frente fria e, em seguida, a massa de ar polar. Como ainda tem muita umidade, não deve gear, mas pode nevar nas regiões de Serra”, disse.
Segundo a meteorologista, a partir de segunda o risco de geada já começa a aumentar no Rio Grande do Sul. “ A temperatura despenca e há esse risco entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. Na região produtora de feijão em São Mateus do Sul (PR), a temperatura vai chegar a 1 °C na segunda e na terça. O mesmo ocorre em Pato Branco (PR), produtora de hortaliças”, falou.