Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Previsão do tempo indica primeira onda de frio do outono; veja onde!

Somar Meteorologia diz que massa de ar polar pode derrubar temperatura mínima para 6°C; ainda não há possibilidade de geadas, mas o produtor deve ficar atento

De acordo com a Somar Meteorologia, a primeira onda de frio do outono chega a partir do próximo fim de semana e começo da outra semana no Brasil. Essa massa de ar polar deve derrubar as temperaturas com mínimas para até 6°C em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Apesar disso, não há possibilidade de geadas mas o produtor deve ficar atento nos próximos dias.

O meteorologista Willians Bini explica que o outono traz redução das temperaturas e fortes chuvas para o Brasil para o período, com formação de áreas de instabilidades no norte de São Paulo, essas chuvas provocaram fortes chuvas no interior do estado. 

No fim de semana que passou, por exemplo, fortes temporais foram registrados no interior paulista. Algumas cidades receberam mais de 100 milímetros nas últimas 24 horas. No domingo, os volumes chegaram a 99 milímetros em Araraquara, 104 milímetros em Ribeirão Preto e até 115 milímetros em São José do Rio Preto, todos no interior do estado.

“Embora esses grandes volumes tenham ocorrido em um curto período de tempo, eles foram extremamente bem vindos para o desenvolvimento da cana-de-açúcar nas regiões”, diz Bini.

No Nordeste, grandes acúmulados de chuva foram provocados pela Zona de Convergência Intertropical, especialmente nas áreas do Matopiba. “Essas chuvas impactam os níveis de umidade do solo na região, com áreas atingindo 100% de umidade e prejudicando os trabalhos no campo, especialmente no Piauí e Maranhão”.

Chuva prevista 

  • 31 de março e 4 de abril

Os acumulados chuva continuam no Sudeste, sobretudo no centro-sul de Minas Gerais e norte de São Paulo. Os acumulados ficam em torno de 40 milímetros e os temporais não devem ser muito significativos para os próximos dias. Os volumes diminuem no Norte e Nordeste.

  • 5 a 9 de abril 

Há previsão de chuva em todo o Centro-Sul do país, com acumulados mais fortes no Sul do Brasil. “Portanto, o destaque é o retorno das chuvas para essa região, principalmente no Rio Grande do Sul. Os acumulados diminuem nas áreas do Matopiba”, comenta Bini.

A cidade de Cruz Alta (RS), por exeplo, deve receber um total de 103 milímetros para os próximos 30 dias com 7 de chuva. Já Cascavel (PR), tem chuva total de 158 milímetros para os próximos 30 dias com 14 de chuva. Em Porto Murtinho (MS), há previsçao de 88 milímetros de chuva para os próximos 30 dias com 17 de chuva.

Sair da versão mobile