Como a previsão do tempo já indicava, uma nova frente fria chega ao Brasil nesta semana e traz risco de granizo para algumas áreas. O sistema deve ser registrado a partir da quinta-feira, 21, no Sul, e tem potencial para chegar ao Sudeste e Centro-Oeste até sábado, 23.
De acordo com a editora de tempo do Canal Rural, choveu bem no Sul e a umidade do solo aumentou para as lavouras de trigo que serão instaladas em parte do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, mas o norte paranaense ainda precisa de chuvas. “Por isso é bom mesmo que essa frente fria venha”, diz.
O sistema deve levar chuvas de 20 a 30 milímetros ao Sul do país, mas não se descarta a possibilidade de 80 milímetros no norte gaúcho. “Já o granizo pode ser registrado em parte do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina, oeste do Paraná e sudoeste de Mato Grosso do Sul”, afirma.
- Previsão do tempo: regularização de chuvas pode atrasar na safra 20/21
- Previsão do tempo: instituto dos EUA admite maior possibilidade de La Niña
Em Cascavel (PR), por exemplo, a previsão é de 51 milímetros no sábado, 23. Nos próximos 30 dias, o município deve receber 136 milímetros. “A gente conta com essa chuva para o bom desenvolvimento do milho segunda safra, que ainda precisa de umidade em alguns locais”.
Quanto às temperaturas, o país deve registrar duas novas ondas até o fim deste mês. A primeira deve acontecer na segunda-feira, 25, e os termômetros podem voltar a casa dos 3 ºC no Sul.