Tempo

Previsão do tempo para maio traz boa notícia para alguns estados; confira

Regime de chuva deve ocorrer acima da média em estados produtores da região Sul

O Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) manteve a previsão de neutralidade climática — sem El Niño ou La Niña — para o decorrer dos próximos meses, em boletim atualizado nesta semana.

No trimestre abril-maio-junho, ao longo deste outono, há quase 70% de chance de manutenção da neutralidade. “No inverno, a chance é de pouco mais de 50%, lembrando que 50%, neste caso, não quer dizer “meio a meio”, porque existem três cenários, El Niño, La Niña e neutralidade”, explica o meteorologista Celso Oliveira, da Somar.

Mas, mesmo que a neutralidade continue e o La Niña não se confirme, os efeitos já vão aparecer em vários pontos do Brasil. “Mesmo com o cenário de neutralidade, a gente tem a chuva retornando para o Sul do Brasil. Em Cascavel (PR), por exemplo, teremos em maio o maior volume de chuva prevista para todo o ano, com média de 209 milímetros. Essa chuva no oeste do Paraná será excelente para o milho segunda safra, já que teremos volume com 100 milímetros acima da média”, disse a Editora do Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva.

No Rio Grande do Sul, uma anomalia positiva vai atingir a metade sul do estado, região produtora de trigo. “No estado, a média gira em torno de 140 milímetros, mas teremos cerca de 50 milímetros acima dessa média. As chuvas serão espaçadas e intercaladas com períodos mais secos, mas ainda teremos um mês melhor do que abril”, contou.

Junho

Em junho, essa chuva acima da média se espalha, passando para São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul, com 50 a 100 mm acima do normal.

“A previsão é excelente para as culturas de inverno, que serão favorecidas. Por outro lado, todo o interior do país terá o volume dentro do esperado para esse período do ano”, finalizou