A semana começa com calor em grande parte do Brasil, incluindo a região Sul, com municípios como Santa Maria (RS), que registrou temperaturas negativas na semana passada, atingindo mínima de 25 ºC agora. O tempo seco e o calor acima da média vão continuar no Sul até a próxima quinta-feira, 23. Esse período pode ser considerado um veranico fora de época, já que o normal é haver esses períodos de tempo seco e calor na região em maio.
Na sexta-feira, 24, a passagem de uma frente fria leva chuva e queda acentuada da temperatura aos três estados do Sul. Diferentemente do que ocorreu recentemente, a chuva agora será fraca, e não na forma de temporal.
“Esse sistema não alcança o Sudeste e o Centro-Oeste, que permanecerão com tempo seco e temperaturas mais elevadas que o normal, favorecendo as atividades de colheita”, afirma Celso Oliveira, meteorologista da Somar.
No Nordeste, há previsão de chuva mais intensa entre Bahia e Alagoas, assim como entre Paraíba e Rio Grande do Norte, com acumulado superior a 50 milímetros em sete dias. Já choveu cerca de 60 milímetros em parte de Alagoas, o que ajuda os canaviais da região. Na região Norte, a chuva mais intensa alcança o norte de Roraima, com aproximadamente 100 milímetros.
Na segunda-feira que vem, 27, outro episódio de chuva se formará sobre o Centro-Sul. A chuva será mais abrangente, alcançando o Rio Grande do Sul, Espírito Santo, sul e leste de Minas Gerais, partes de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de Paraná e Santa Catarina. Estimam-se quase 100 milímetros entre o leste do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina.
Geada
A temperatura vai diminuir de forma bastante significativa no próximo fim de semana no Sul, com mínimas entre 3 °C e 6 °C desde o sul do Paraná até o Rio Grande do Sul. As geadas fracas alcançarão apenas áreas que não estão em fase vulnerável atualmente.
Já a segunda onda de frio da semana que vem será mais intensa, com mínima entre 0 °C e 3 °C no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Embora não exista previsão de geadas, o frio alcançará o Centro-Oeste, atrapalhando a maturação do algodão na quarta-feira da semana que vem, 29.