A neve registrada nos pontos mais altos das áreas turísticas do Sul chama atenção. A temperatura chegou a -8,6 °C em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. Mas o que preocupa mesmo o produtor rural são as geadas. Em Toledo, oeste do Paraná, o fenômeno afetou as lavouras de trigo e a perda pode ser total, segundo alguns produtores. Em Cascavel, a mínima registrada foi de apenas -0,5 °C.
Para este fim de semana, a previsão de neve sai de cena e a geada se torna uma grande preocupação. “Neste sábado, 22, não há mais risco de neve e o frio seco pode trazer geadas de forma ampla desde o sul de Mato Grosso do Sul, passando por Paraná, Santa Catarina e até o Rio Grande do Sul”, afirma Celso Oliveira, meteorologista da Somar.
A grande frente fria começa a se desconfigurar aos poucos ao longo deste sábado. O sistema avança sobre o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais, mas o frio ainda chega até o Norte do país. As temperaturas continuam baixas em grande parte do Centro-Oeste e em parte do Norte, porém o frio perde um pouco de intensidade em relação ao dia anterior.
- Neve no Brasil: temperaturas despencam e cidades do Sul registram até -9 ° C
- Plantio da soja: veja onde deve chover na segunda quinzena de setembro
Em relação às chuvas, o destaque vai para o Sudeste, principalmente no litoral de São Paulo e região da Costa Verde, no Rio de Janeiro, onde os acumulados podem chegar a 100 milímetros em algumas cidades. Todo leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e praticamente todo o Rio de Janeiro também podem ter acumulados expressivos, porém o risco para transtornos é menor em relação às regiões onde há previsão de 100 milímetros de chuva. “Muita atenção ao porto de Santos, que pode registrar problemas nos embarques e desembarques”, avisa Oliveira. No Nordeste, chuva fraca apenas no litoral da Bahia e no norte do Maranhão.
Nos próximos dias, o frio continua perdendo força de forma gradativa, mas ainda há previsão de geada em algumas cidades da região Sul do Brasil. A frente fria agora avança sobre o litoral sul da Bahia. No Sudeste, ainda tem previsão de chuva expressiva no litoral de São Paulo e a Costa Verde no Rio de Janeiro e na divisa entre Rio de Janeiro, Minas e Espírito Santo, porém, com acumulados bem inferiores aos dos dias anteriores.