Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Previsão do tempo mostra nova frente fria e retorno das chuvas; veja quando

Meteorologia informa quais as perspectivas para umidade e geadas em áreas do milho segunda safra

Abril começa com a chegada de uma nova frente fria ao Sul, de acordo com a Somar Meteorologia. Por enquanto, a previsão do tempo indica que as chuvas mais volumosas devem se concentrar na fronteira com o Uruguai, mas a tendência é que se estendam ao restante do país, sendo extremamente positivas para as áreas de milho segunda safra. 

Nas próximas 24 horas, há previsão de chuva no sul, sudoeste, leste e norte do Rio Grande do Sul. Conforme o dia avança, a precipitação chega à Santa Catarina e à metade sul do Paraná. Porém, a distribuição é ainda irregular e diversas cidades do centro gaúcho vão contar com baixa umidade. 

Nos próximos 30 dias, Bagé (RS) deve receber 59 milímetros, com cinco dias chuvosos. “Essa distribuição é extremamente irregular, com chuvas concentradas nos primeiros três dias do mês e retornando de forma passageira apenas na segunda quinzena de abril”, comenta a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva. 

Ainda assim, esses acumulados trazem alívio ao produtor do Sul do país após o longo período de estiagem na região. 

De acordo com a previsão do tempo, chove também em parte do sul e leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Os acumulados permanecem, mas com menor volume, na faixa norte do Nordeste, Mato Grosso e região Norte.

Por enquanto, os meteorologistas indicam bom cenário para as áreas produtoras da segunda safra de milho, especialmente no Sul, onde há expectativa de chuvas e temperaturas acimas da média do mês, o que beneficia essas áreas produtoras, segundo Pryscilla Paiva.

O milho segunda safra possui dois grandes riscos climáticos: fim da chuva antes da maturação da cultura e formação de geadas. “O frio está mais associado ao Mato Grosso do Sul e Paraná, mas felizmente em abril não teremos ondas de frio a ponto de provocar geadas, existe possibilidade em maio, mas apenas depois da segunda quinzena do mês ou no início de junho. Se for uma geada em junho, já não afeta a produção”, comenta Pryscilla.

Chuva prevista 

  • 1 a 5 de abril 

Os volumes tendem a ser mais significativos no período, a chuva chega primeiro no Rio Grande do Sul, com níveis entre 15 a 30 milímetros em áreas do estado. Esses volumes avançam para Santa Catarina e sul do Paraná e algumas áreas tem previsão de 50 milímetros. 

Para o milho segunda safra no Paraná, os meteorologistas acreditam em uma situação favorável porque a chuva chega com maior intensidade no período e se espalha pelo estado, atingindo Mato Grosso do Sul também.

Sair da versão mobile