Tempo

Previsão do tempo: onda de frio atingirá o Sul na próxima semana

Especialistas da Somar Meteorologia recomendam ao produtor segurar o plantio do milho verão até a onda de frio passar pela região

A semana começou com chuva mais intensa no Sul do Brasil. Foram registrados cerca de 60 milímetros entre o Uruguai e a região da Campanha gaúcha. Nos próximos dias, as precipitações se espalharão um pouco mais pelo Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

Entre terça, 1º, e quarta, 2, a chuva será mais intensa no sul do Rio Grande do Sul, região de Santa Vitória do Palmar, que receberá 80 milímetros e rajadas de ventos de 75 km/h. Na segunda metade da semana, a chuva espalha um pouco mais pelo território gaúcho e chega a Frederico Westphalen com até 35 milímetros.

Na terça-feira, 8, teremos uma queda acentuada da temperatura, principalmente no Rio Grande do Sul. “Existe uma expectativa de mínimas inferiores a 3 °C na região da Campanha e serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O produtor deve segurar um pouquinho a instalação do milho e esperar pelo menos essa onda de frio passar”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Depois dessa onda de frio, choverá no fim de semana do dia 12 de setembro, em todo o Sul do Brasil. Sul e sudoeste do Paraná voltarão a receber chuva fraca logo após o fim do vazio sanitário. “Embora setembro não seja caracterizado por chuvas fortes, a umidade será favorável à instalação da soja em boa parte do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul”, diz Celso Oliveira.