Falta menos de um mês para o fim do vazio sanitário e início do plantio da safra 2020/2021 no Paraná. Segundo a previsão do tempo, no dia 10 de setembro, a umidade estará com índices satisfatório para a realização da semeadura em boa parte do estado. Todo centro e sul paranaense já apresenta índices de 50% a 60%. Apenas no norte o solo está mais seco, com apenas 30% de água disponível.
Essa condição vai se manter ou até melhorar porque existe uma frente fria atuando no Sul do Brasil, que vai levar muita chuva ao Paraná nos próximos dias, inclusive atrapalhando a colheita do milho segunda safra, que precisa ser concluída para a realização do plantio da soja. Em Francisco Beltrão, no sudoeste paranaense, já choveu 70 milímetros nas últimas 24 horas, o que corresponde à metade da média de agosto. São esperados mais de 150 milímetros de chuva para o Paraná nos próximos 15 dias, o que vai deixar o solo preparado, com sinal verde para o plantio em setembro.
Apenas o norte do estado fica com o sinal amarelo. Meteorologistas da Somar pedem atenção porque as chuvas não serão tão abundantes e o solo já apresenta certo déficit hídrico, devido às várias semanas de tempo seco que afetaram essa região do estado, fazendo até com que as culturas de inverno sentissem a falta de umidade.
Para os estados onde o vazio sanitário termina no dia 15 de setembro, como é o caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e sul do Pará, os meteorologistas também pedem atenção. “Em Santa Catarina e sul de Mato Grosso do Sul, o sinal é verde para o plantio. Já no oeste de Mato Grosso, metade norte de Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, é preciso ter cautela porque vai chover em torno de 50 milímetros em algumas áreas em setembro, mas talvez isso não seja suficiente”, diz Desirée Brandt, meteorologista da Somar. Segundo ela, toda a chuva que ficar abaixo de 100 milímetros em setembro talvez não baste.
Para o centro, leste e norte de Mato Grosso, centro e norte de Minas Gerais e sul do Pará, o sinal é vermelho. “Até mesmo para Goiás, onde o vazio sanitário termina depois, no dia 30 de setembro, a condição ainda não será ideal para o início do plantio. Em muitas áreas, a regularização da chuva só vai acontecer na segunda quinzena de outubro”, finaliza Desirée.