Uma frente fria no Uruguai avança devagar pelo Rio Grande do Sul e deve provocar chuva entre o sul do estado, a Fronteira Oeste e a região da Campanha nas próximas 24 horas. Atenção para os altos volumes de chuva nessas áreas e para a ocorrência de temporais, com rajadas de vento intensas, trovoadas e até eventual queda de granizo.
Em alguns locais, os volume podem chegar a 100 milímetros em apenas cinco dias, como é o caso de Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento e Dom Pedrito. As rajadas de vento podem chegar a 60 km/h em São Sepé, na região de Santa Maria, e em São Borja. Ventos de até 65 km/h podem atingir São Nicolau, na região de São Luís Gonzaga.
Chuvas pelo Brasil
Os próximos sete dias terão chuva mais intensa que o normal no Rio Grande do Sul, leste do Nordeste, norte do Maranhão e entre o Pará, Amazonas e Roraima. Vai chover menos que o normal para esta época do ano em Santa Catarina, Paraná, Região Sudeste, Mato Grosso do Sul, sul da Bahia e Acre.
Na semana que vem, a chuva deve se deslocar do território gaúcho para Santa Catarina. Mas, ainda assim, a “bola da vez” será o Rio Grande do Sul com os maiores volumes previstos na metade Sul do estado. A chuva paralisa as atividades de campo, mas aumenta o nível de reservatórios para irrigação complementar no verão.