Produtor colhe mandioca de 230 quilos

Peso do pé de mandioca foi atração durante Dia de Campo no ParanáA colheita do produtor Antônio Koakoski, de Guaíra, no Paraná, está farta. Ele enviou fotos ao Canal Rural do seu pé de mandioca, cujo peso foi conferido no Dia de Campo sobre a Mandioca da Atimop, em Porto Mendes, e chegou a 230 quilos!

Fonte: Eduardo Andreghetti/Arquivo Pessoal

Produtores mostram o tamanho da raiz:

Apesar da grandiosidade das lavouras em Guaíra, os preços da fécula não são tão animadores. De acordo com o presidente Sindicato Rural Paranavaí (PR), Ivo Pierin Júnior, os valores são os menores desde 2001. O principal motivo é oferta, que está muito alta: há mandioca de 2013 no mercado. A tonelada hoje está valendo R$ 150,00, sendo que o mínimo é R$ 170,00 por tonelada para cobrir os custos de produção.

O Cepea informou hoje, dia 16, que devido ao aumento da área plantada, há muita disponibilidade de raiz em todas as regiões acompanhadas. Em algumas regiões, a matéria-prima deve ser suficiente para atender o mercado em parte do primeiro trimestre de 2016. A expectativa é de que a pressão sobre os preços se mantenha forte.