Uma reunião entre o Conselho Nacional do Café e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está marcada para a próxima sexta, dia 24, em Ribeirão Preto (SP), para discutir a extinção do Departamento do Café dentro da estrutura do Ministério da Agricultura (Mapa).
A notícia foi publicada na última segunda, dia 13, no Diário Oficial da União (DOU) e deixou os produtores preocupados. De acordo com o presidente da Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Sul de Minas Gerais, Arnaldo Brottel, medidas severas devem ser tomadas pelos produtores.
– A ministra Kátia Abreu tomou uma atitude que nós entendemos claramente errada e vamos ver quais são os caminhos que vamos traçar. É muito sério e nós temos que tomar medidas urgentes – disse.
Brottel afirmou ainda que está preocupado que o café perca espaço dentro do Ministério para outras culturas, ressaltando que “é o produto e a cultura que mais emprega no país, que mais gera renda e que não se pode admitir que ela seja desmerecida em comparação com as outras”.
A reunião que acontecerá nesta sexta não contará com a presença de nenhum representante do Mapa, mas, segundo Brottel, o encontro deve servir para que as posições sejam definidas antes de chegar até o Ministério.