Os produtores de soja do Tocantins já estão com as máquinas prontas para iniciar o plantio no estado. Oficialmente, o vazio sanitário terminou na última sexta, dia 30, e a partir desta data todos os agricultores estão autorizados a realizar os trabalhos no campo. Fernando Biesek, de Campos Lindos, é um deles e explica que as chuvas contribuíram para a melhora na unidade do solo em sua propriedade.
“Aqui nós tivemos três chuvas e o acumulado até agora foi de 80 milímetros. Estamos animados, porque no ano passado as chuvas demoraram para chegar e o plantio só foi realizado em novembro”.
Biesek ainda afirma que pretende começar o plantio logo, porque já está de olho no calendário da segunda safra de milho, previsto para acontecer em sua propriedade em fevereiro de 2017. “As chuvas ainda não estão totalmente regulares, mas nós vamos nos arriscar um pouco para conseguir plantar a segunda safra do milho na época ideal. A nossa estratégia é não plantar muito e ir com cautela” explica.
Clima
A previsão do tempo indica que as chuvas devem continuar na região do Matopiba até as próximas duas semanas, mas a partir deste período o tempo seca novamente.
A meteorologista da Somar Desirée Brandt explica que as chuvas generalizadas só voltam a partir de novembro. “Apesar disso o cenário é mais animador para os agricultores desta região. As lavouras sofreram muito com a seca do ano passado e sem dúvida este ano será melhor” afirma.