O índice de lavouras de milho em boas ou excelentes condições nos Estados Unidos caiu de 73% para 71%, de acordo com o último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). No caso da soja, o indicador se manteve estável em 71%.
O país está vivendo uma forte onda de calor. De acordo com a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, nos próximos 10 dias, as temperaturas devem continuar bem elevadas e a chuva será de baixos volumes. “Essa combinação faz com que o solo vá perdendo a umidade”, diz.
No acumulado de 8 a 12 de julho, a previsão indica precipitações de 5 a 15 milímetros. Enquanto isso, nos principais estados produtores do corn belt, como é o caso de Illinois, os termômetros podem bater 33 ºC. Entre 13 e 17 de julho, as máximas também ficam em torno de 33 ºC.
- Previsão do tempo: ciclone provoca chuvas fortes e tempestade de vento a partir desta tarde
- Milho: atraso na colheita deve dificultar entrada do grão no mercado; entenda
“É natural o verão norte-americano ter essas estiagens regionalizadas e esse calor, ainda mais com a condição de oceano Pacífico Equatorial mais frio do que o normal. Mesmo sem La Niña, potencializa as condições para dias sem chuva”, afirma Pryscilla.
Segundo a editora, além de julho, o produtor dos Estados Unidos também precisa ficar atento a agosto e setembro, quando há risco de aumento nos focos de incêndio.