O comentarista Miguel Daoud, do Canal Rural, afirma que autoridades econômicas precisam tomar cuidado na hora de adotar medidas que visem aumentar a arrecadação por parte do poder público. Ao participar da edição desta quinta-feira (14) do telejornal ‘Mercado & Companhia‘, ele mencionou que aumentar tributos pode, por exemplo, ter efeito contrário e, assim, acabar por retrair a produção de um país.
+ Indicador de preço da Ceagesp sobe mais de 11% em 2022
“O que nós não podemos é deixar a nossa economia não crescer”, disse Daoud ao conversar com a apresentadora e jornalista Pryscilla Paiva. “Quando se aumenta o tributo, você afoga a economia”, frisou o analista.
Por outro lado, o comentarista chama a atenção que, ao menos para o caixa do governo, medidas que visem o aumento da arrecadação melhoram a “expectativa em relação ao rombo das contas públicas”. De acordo com ele, uma “máquina inchada, com 37 ministérios” — no caso do Brasil.
Daoud fala de governo, arrecadação e mercado financeiro
Miguel Daoud ainda apontou que, uma vez com mais dinheiro à disposição, o governo consegue cumprir as expectativas do mercado financeiro.
“O governo é o maior cliente do mercado financeiro. É ele quem vai pagar R$ 700 bilhões de juros. E isso, enquanto o seu cliente estiver sólido, é bom”, afirmou o comentarista do Canal Rural.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.