A cidade de Alegrete, no oeste do Rio Grande do Sul, registrou 250 milímetros de chuva, nesta terça-feira, 7, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
O volume de água trouxe riscos para desmoronamentos e erosões no solo. Por outro lado, a chuva é bem-vinda porque aumenta o nível dos reservatórios para o cultivo de arroz.
Já granizo do final da segunda-feira, 6, em Ijuí, Rio Grande do Sul, causou estragos, destruiu hortas e lavouras de trigo e aveia. Segundo a Emater, houve perdas de hortaliças, folhosas, repolho, cebola, além de frutíferas, especialmente em áreas sem cobertura de estufa.
Previsão do tempo indica temporais nesta quinta-feira; veja onde
Nesta sexta-feira, 10, o tempo firme volta a predominar em grande parte da região Sul, com exceção do extremo norte do Paraná, onde ainda pode chover em forma de pancadas com trovoadas. Nas outras áreas, o sol predomina, mas com temperaturas baixas.
Há risco de geada em Santa Catarina e o sul do Paraná na sexta-feira. Em Esteio, no Rio Grande do Sul, onde acontece a 44ª Expointer, os temporais dão uma trégua.
No sábado, 11, o tempo permanece firme sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As temperaturas caem e há condição para geada nas serras gaúcha e catarinense e também entre as cidades de Caçador, em Santa Catarina; e Palmas, no Paraná.
Nos próximos dias, pancadas de chuva atingem algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste e podem vir acompanhadas de vendavais.