As exportações brasileiras de mel apresentam bons resultados neste ano. De janeiro até a primeira semana de agosto, o volume embarcado chega a 35,87 mil toneladas. As projeções indicam que o país deve superar a 45,72 mil toneladas exportadas no ano de 2020. Nas receitas, o país já consolida uma marca expressiva. No acumulado de 2021 o Brasil faturou US$ 118,2 milhões, ante US$ 98,56 milhões registrados durante o último ano.
- Cidade vira referência e coloca Paraná na liderança da produção de mel no Brasil
- Apiário se reinventa na pandemia e vendas de produtos disparam 30%
“O mel nos últimos anos se transformou em um produto importante da pauta de exportações do agro no Brasil. As projeções indicam que seguramente devemos fechar este ano com mais de 50 mil toneladas de mel exportadas”, ressalta Giovani Ferreira, diretor de conteúdo do Canal Rural.
Ao apresentar os dados do mercado internacional no quadro AgroExport, Ferreira ressalta que a produção de mel está concentrada no estado do Paraná. O município paranaense de Maringá se destaca como o maior exportador nacional do produto. Outros dados chamam a atenção neste segmento.
“O principal comprador do mel brasileiro são os Estados Unidos, responsáveis por 80% de tudo que embarcamos neste ano. Outro detalhe é que a produção está concentrada na agricultura familiar. Isso significa diversificação na produção, sustentabilidade e a chance de o pequeno produtor participar cada vez mais do mercado internacional com um produto de alto valor agregado”, destaca Giovani Ferreira.