Diversos

Reforma tributária: 'Do jeito que está, projeto vai mexer no bolso do produtor’

Segundo o presidente do Instituto Pensar Agro Nilson Leitão, a reforma deve apresentar proposta para simplificação de tributos

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) voltou a realizar reuniões presenciais em Brasília. O objetivo é retomar o assunto de pautas importantes para o setor no Congresso. Na reunião desta terça-feira, 6, o principal destaque foi o projeto de reforma tributária, especialmente o novo modelo de imposto de renda e como isso afeta o produto rural.

Segundo o presidente do Instituto Pensar Agro Nilson Leitão, da forma como foi encaminhada pelo governo, a proposta de reforma tributária terá impactos para o agricultor.

“Como agora proposta está sendo fatiada entendemos que ela prejudica o produtor em alguns pontos. O primeiro deles é quando se proíbe a criação de holdings, que seria juntar um grupo familiar para formação de uma empresa a assim gerir o patrimônio. Isso incentiva a manter o produtor atuando como pessoa física e é algo que precisamos combater nesse texto”, destaca Leitão.

Ainda de acordo com o presidente do Instituto Pensar Agro, qualquer projeto de reforma apresentado em um momento de crise gera impacto no bolso do produtor. No entanto, ainda há espaço para discussão das propostas.

“Devemos lembrar que essa é uma proposta de reforma tributária apresentada pelo governo, mas quem vai de fato aprovar é o Congresso. No nosso entendimento, a reforma deve tomar o caminho da simplificação do que existe e nada que aumente ou burocratize o sistema de tributos”, finaliza leitão.