Choveu granizo em municípios produtores de uva do Rio Grande do Sul, na tarde desta quarta-feira, 11. O Canal Rural recebeu relatos de prejuízos em Flores da Cunha e Campestre da Serra. As pedras de gelo acompanharam as chuvas significativas que atingiram o Centro-Sul do Brasil nas últimas 24 horas.
De acordo com a meteorologista Desirée Brandt, da Somar, a previsão do tempo indica que o risco para temporais com ventania, raios e granizo aumenta até esta sexta-feira, 13. “Mesmo onde não há previsão de chuva volumosa, ela vem na forma de temporal”, diz.
Chove no centro-sul de Minas Gerais, Triângulo mineiro, grande parte de São Paulo e em partes do Paraná e de Mato Grosso do Sul.
Já no sábado, a expectativa é de chuva no Sudeste, principalmente em Minas Gerais e Espírito Santo, no Centro-Oeste e no Norte, com exceção do Tocantins. No Matopiba – fronteira agrícola formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia -, o tempo firme predomina até a semana que vem, quando isso deve mudar.
A partir do dia 13, a precipitação já começa a migrar para o centro e norte do Brasil e a falhar em boa parte do Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina e oeste do PAraná.
Com o tempo mais firme na região Sul, uma massa de ar polar avança e diminui as temperaturas. Mas não são esperadas geadas, já que as temperaturas mínimas devem ficar em 5 ºC nos pontos mais altos.