O plantio da safra americana de milho começou. Até domingo, 12, o cultivo chegou a 3% da área prevista, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Apesar de estarem no mesmo patamar do ano passado, os trabalhos estão mais lentos em comparação com a média das últimas cinco temporadas, que é de 4%.
De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, a dificuldade no início da safra tem sido comum no país. “O frio tem avançado até a primavera, deixando a instalação bastante lenta. Deve continuar assim em abril e acelerar em maio”, diz.
No momento, as temperaturas baixas seguem como entrave. Em alguns estados que fazem fronteira com o Canadá chegou a nevar. “Há um declínio acentuado das temperaturas. Em alguns lugares podem chegar a -7 ºC”, afirma.
- Milho: plantio começa nos EUA com expectativa de corte na área plantada
- Milho segunda safra: veja a previsão do tempo para o restante de abril
Para a temporada como um todo, Celso Oliveira não vê grandes problemas. “Se lembrarmos do ano passado, eles tiveram muitos problemas com chuva demais na instalação. Este ano parece mais com anteriores a 2019. Apesar da dificuldade em abril por conta da temperatura do solo, não há expectativa de grandes volumes de chuva”, conta.
O meteorologista comenta que o verão americano pode até ter estiagens regionalizadas, mas nada muito significativo. “No geral, é uma condição climática melhor do que a do ano passado”, finaliza.