Diversos

‘Somos a segurança alimentar e mineral do mundo, por isso há narrativas para prejudicar o Brasil’

De acordo com o jornalista Alexandre Garcia, importância do país no cenário global estimula criação de narrativas por parte de concorrentes

De acordo com o comentarista Alexandre Garcia, o Brasil tem capacidade para multiplicar sua produção de comida, representando a segurança alimentar de todo o planeta. Da mesma forma, o país seria dono de reservas minerais que também o colocam em posição de destaque no cenário global. Esses seriam motivos para concorrentes e “maus brasileiros” criarem narrativas atacando a forma como o país trata a questão ambiental.

Garcia admite que os números sobre desmatamento na Amazônia revelados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) na semana passada, foram uma “surpresa desagradável”. A entidade divulgou que, no período de 12 meses encerrados em julho, mais de 13 mil quilômetros quadrados foram desmatados na região.

“É um perigo, precisa ser considerado, tem que haver combate ao desmatamento, mas tem também o protecionismo”, diz o jornalista. Mas ele lembra que fatos como esse são utilizados com a intenção de que o Brasil perca mercados internacionais.

Também menciona narrativas que, na verdade, são formas de protecionismo sanitário. “Inventam vaca louca, gripe aviária, gripe suína, mas não protestam quando veem vassoura-de-bruxa atacando o cacau no sul da Bahia”, afirma.

“Nós temos a riqueza vegetal, a riqueza mineral e temos que reagir com a riqueza humana que temos”, finaliza Alexandre Garcia.