Tempo

Semana deve ser de muita chuva no Brasil; veja a previsão do tempo

A meteorologia alerta para grandes volumes em parte do Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul; temporais podem vir com raios e granizo

No início desta semana, o destaque é a chuva forte, na forma de temporais, do norte de Santa Catarina ao sul de Minas Gerais e em parte do Rio de Janeiro, contemplando também Mato Grosso do Sul. Há riscos de rajadas de vento, raios e até queda de granizo.

As precipitações são causadas pela passagem de uma frente fria mais na costa do Sul e Sudeste do país, que ajudará a organizar um corredor de umidade que vem da Amazônia. Além disso, existe uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, oeste de Mato Grosso do Sul e oeste da região Sul, que também ajuda na formação de instabilidades.

Entre 16 e 17 de dezembro, a formação de um ciclone extratropical na costa do Paraná e de Santa Catarina vai dar origem a uma nova frente fria, que vai organizar outro corredor de umidade que vem da Amazônia. “Esse ciclone extratropical vai se formar a partir da passagem da frente fria, que fica mais no alto mar nesse período”, diz Fabiene Casamento, meteorologista da Somar.

Assim, no leste de Santa Catarina, sul de Mato Grosso do Sul, norte e leste do Paraná, boa parte do estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, têm riscos de novos temporais, com volumes de chuva bem mais elevados, com riscos de alagamentos, transbordamentos de córregos e demais danos. Há riscos também de rajadas de vento e mais queda de granizo. Até o fim desta semana, as chuvas não param nessas áreas.

Um novo ciclone extratropical deve se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul no fim do sábado, 19, e dará origem a uma nova frente fria no domingo, 20. Há riscos de chuva intensa e com riscos de temporais em boa parte da região Sul ao longo do próximo fim de semana, com volumes de chuva mais elevados no sul e leste da região Sul.

No Sudeste, também chove bem no fim de semana, em especial no domingo, e com acumulados também altos que ocorrem em boa parte de Minas Gerais.

Os acumulados de chuva devem passar dos 150 milímetros de chuva entre Santa Catarina e o oeste do Rio de Janeiro, passando pelo sul de Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul, e por boa parte dos estados de São Paulo e do Paraná. Chuva volumosa também entre o Amazonas e o Pará e no Amapá.

Aliás, na região Norte é mais na segunda, 11, que os acumulados são mais elevados no Amazonas, e volta a ter chuvas mais intensas e com acumulados altos, no fim desta semana em boa parte do Norte e também no estado do Maranhão.