Tempo

Semana começa com chuva em várias áreas do país; veja como fica a previsão do tempo

Umidade veio aliviar a estiagem no Rio Grande do Sul, mas granizo prejudicou lavouras de fumo no estado

A semana começa instável na maior parte do país. Choveu de 20 a 30 milímetros para aliviar a estiagem no Rio Grande do Sul. No norte do estado teve ainda mais chuva: em Campo Bom, por exemplo, foram quase 90 milímetros.

Só que essa chuva não veio sozinha. Em algumas áreas, houve também a ocorrência de granizo, o que prejudicou as lavouras de fumo do estado. Também choveu de 30 a 40 milímetros em Mato Grosso do Sul.

Mais previsão de chuva

A combinação de calor e alta umidade ainda presentes na atmosfera, aliada à circulação dos ventos, provoca temporais em boa parte do Brasil. O sul da Bahia e o litoral do Paraná e de Santa Catarina voltam a ficar em alerta para chuva forte e persistente durante o dia, com alto potencial de transtornos.

Será uma segunda-feira com risco nessas áreas, em especial para a região de Joinville, Tubarão, Florianópolis, em Santa Catarina; na capital Curitiba, no Paraná; e nos municípios de Ilhéus, Vitória da Conquista e Porto Seguro, na Bahia.

O calor continua sendo destaque no decorrer do dia e o ar fica abafado em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, no Distrito Federal, em Minas, no Rio de Janeiro, Mato Grosso e no Pará. Há risco de temporais na capital paulista, em Goiânia (GO), Brasília, Palmas (TO) e Boa Vista (RR).

De forma geral, chove forte nas demais áreas do Norte ao Sul do país. Porto Alegre (RS) segue bastante ensolarada pela manhã, mas com chuva e rajadas de vento moderadas à tarde.

Muitas nuvens se formam em Rondônia, chove forte com risco de temporais. Em Belém (PA) e Macapá (AP), a chuva ainda ocorre por influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa norte do Brasil, intercalando períodos de sol.

O tempo é firme apenas no sertão do Nordeste, em parte do interior do Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, com pouca chuva nas capitais Natal (RN), Maceió (AL) e João Pessoa (PB).

No Espírito Santo, o volume de chuva perde intensidade. Dia de sol e com pancadas mais isoladas e passageiras. No Rio de Janeiro, há aumento das condições de chuva forte entre a tarde e a noite, com risco de trovoadas.

Nesta segunda-feira, os temporais mais fortes vão de Roraima, Amapá, Pará até São Paulo, oeste do Rio de Janeiro, nordeste e leste de Santa Catarina e Paraná, assim como no oeste da Bahia, Tocantins e boa parte do Centro-Oeste.

Destaques

Também são destaque a área entre Rondônia, o sul do Amazonas e Nordeste, com fortes temporais e grandes acumulados de chuva de mais de 100 mm. Ali, além do calor, da alta umidade na região e da circulação da Alta da Bolívia, há uma baixa pressão atmosférica próxima à superfície.

Também há previsão de grandes acumulados de chuva no leste de Santa Catarina, no centro leste e norte do Paraná e São Paulo, com locais que podem acumular mais de 70 milímetros.

Os volumes de água são elevados também em Minas Gerais, oeste do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Sergipe, Alagoas, leste de Pernambuco, Pará, Tocantins, Roraima, Amapá, leste do Amazonas e sul do Acre.

Previsão para os próximo dias

Nos próximos dias, o potencial para transtornos continua alto no sul da Bahia, leste de Santa Catarina e Paraná.

Por outro lado, a semana tem diminuição da chuva no Espírito Santo e aumento da chuva no sul de Minas Gerais, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com alerta para temporais.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.