Uma das principais preocupações do agricultor é o clima.
E durante o Show Tecnológico Copercampos, que acontece em Santa Catarina, estão sendo apresentadas soluções pra reduzir o impacto dessas adversidades climáticas no desenvolvimento dos grãos.
Na cultura da soja, uma dessas soluções atua na fisiologia das plantas com o objetivo de potencializar a produtividade por meio de produtos com alta tecnologia e boas práticas de manejo.
“O Manejo Soja Forte vem com três produtos. Visando fisiologia de planta, esses três produtos juntos vão diminuir o estresse e aumentar a capacidade que a planta tem para aumentar a produtividade”, diz Morgana Pegoraro, representante técnica de vendas da Stoller.
Para produzir mais e ajudar os grãos a resistir melhor os períodos de estiagem ou excesso de chuvas, outro aspecto importante é a nutrição das plantas e também a assistência técnica desde o início do plantio.
“A gente engloba uma sequencia de produtos que oferece soluções para o produtor desde o plantio, passando pelo crescimento vegetativo chegando próximo da colheita. Principalmente por estar disponibilizando produtos com complexo de nutrientes e algas, afetando menos a produtividade”, afirma Ricardo Sousa, especialista em desenvolvimento de mercado da Yara Brasil.
É importante lembrar que não há uma única solução capaz de driblar as adversidades climáticas. A eficiência está em adotar um conjunto de ações, que combinadas tem o potencial de criar um cenário positivo para o sucesso da lavoura.
“Quando falamos sistema de produção é entender que temos lavoura 365 dias por ano, temos as culturas de inverno, as culturas de verão, onde a soja e milho fazem parte desse sistema. Necessidade de tralhar um manejo de plantas daninhas, manejo de pragas e doenças”, explica Marcos Puhlmann, gerente comercial de soja da Bayer.