A margem de lucro do produtor de soja na safra 2016/2017 deverá cair 8% na comparação com o ciclo anterior. Segundo a consultoria Céleres, a rentabilidade média no plantio da oleaginosa ficará em torno de R$ 1.108 por hectare, ocasionada principalmente pelo menor preço da soja e a alta nos custos de produção.
O diretor da empresa, Anderson Galvão, explica que para esta pesquisa foram considerados os itens de maior relevância nos gastos do produtor rural, como fertilizantes, defensivos, combustíveis e mão de obra direta.
“Calculamos que o custo no país ficará em torno de 35 sacas de soja por hectare. A princípio, pode parecer baixo se considerarmos uma produtividade em torno de 50 sacas, mas o que temos que ressaltar é que este número ainda não traz desembolsos como amortização de investimentos e arrendamento de terras”, explica.
Preços
Diferentemente da última temporada, o cenário para a safra 2016/2017 não terá a sustentação do câmbio, já que a recente desvalorização do dólar frente ao real tende a se manter durante o próximo ano. Dessa forma, a expectativa é de que os preços acompanhem as cotações em Chicago e sigam pressionados diante de uma safra cheia nos Estados Unidos.