O Canal Rural transmite na terça-feira, 14, a 12ª edição do Desafio de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). O prêmio é dividido entre as categorias Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte/Nordeste e Irrigado, além do grande prêmio de Campeão Nacional.
As áreas inscritas devem ter entre 2,5 e 10 hectares. A apuração do desempenho é feita por técnicos e agrônomos da Somar. Eles visitam as propriedades que tiveram produtividade acima de 90 sacas por hectare e colhem os dados a serem auditados pelo Cesb. “Tudo é feito com muita seriedade e lisura. Eles acompanham todo o processo”, afirma o coordenador técnico da Somar Agro, Juliano Nunes.
Em 10 das 11 edições anteriores, os vencedores conseguiram mais de cem sacas por hectare. O recorde atual do desafio é de 149,08 sacas por hectares, alcançado na safra de 2017.
O objetivo do prêmio é levar conhecimento dos cases de sucesso para todos os produtores do país, de forma que eles também possam evoluir. “O produtor ganhador tem todo interesse de disseminar o seu conhecimento e, ao mesmo tempo, você vê uma gama produtores que quer saber o que seu vizinho fez, o que é possível aprender com ele”, afirma o presidente do Cesb, Leonardo Sologuren.