A área plantada de soja no Brasil deve crescer 1,8% na safra 2020/2021, de acordo com levantamento de intenção de plantio divulgado nesta sexta-feira, 17, pela consultoria Safras & Mercado.
Com uma possível elevação de produtividade, de 3.379 quilos para 3.501 quilos por hectare, a produção nacional deve ficar acima da obtida nesta temporada. A previsão inicial é de uma safra de 131,691 milhões de toneladas, 5,4% maior que o recorde de 124,913 milhões obtido neste ano.
Contudo, de acordo com a consultoria, nesta nova temporada o aumento da área de soja poderá não ser tão expressivo assim como em temporadas anteriores. Isso deve ocorrer porque outras culturas também registraram boas rentabilidades em 2020, devido, principalmente, à forte valorização do dólar frente a moeda brasileira.
“Assim como nas últimas temporadas, a área plantada está mantendo o crescimento que estamos acompanhando nos últimos anos. E um dos principais motivos disso está ligado a rentabilidade da cultura. O destaque fica para as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, que deve mostrar uma grande recuperação, contribuindo para uma safra recorde na próxima temporada”, explicou o analista de mercado Luiz Fernando Gutierrez.