Tempo

Tempestade tropical se forma nos EUA e há chance de inundações

O fenômeno deve atrapalhar o avanço do plantio da soja e do milho no cinturão de grãos norte-americano, que vinha em ritmo recorde frente aos últimos cinco anos

O plantio da soja e do milho nos EUA continua adiantado em relação ao ano passado e à média das últimas cinco safras, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Porém, esta semana, formou-se a primeira tempestade tropical do ano no país. “Pode provocar chuva mais forte, sobretudo no leste do cinturão de grãos, e paralisar momentaneamente as atividades em algumas áreas produtoras, principalmente para o lado de Ohio”, destaca a meteorologista Desirée Brandt, da Somar.

O fenômeno se formou nesta segunda-feira, 18, e está avançando pela costa. Conforme isso acontece, espalha nuvens de chuva pela metade leste dos EUA. “Estão previstas chuvas de 30 milímetros. Mais ao norte, chove pouco e de forma rápida, não atrapalha o andamento”, diz.

Na semana que vem, a chuva se espalha pelo país, mas com baixos acumulados, de 15 a 20 milímetros. “É uma precipitação que traz umidade e não chega a atrapalhar. Só agora nesses próximos dias que podemos ter até inundações no leste do cinturão de grãos”.